domingo, 26 de setembro de 2010

Avaliação Fisica - Functional Movement Systems (FMS)


Antes de começamos qualquer programa, meta ou desafio em nossas vidas, devemos planejar, estudar pontos fortes, pontos fracos e analisar possíveis contratempos. Em seguida tomar decisões baseadas no que coletamos e achamos a respeito do assunto. Com certeza se fizéssemos isso sempre em nossas vidas diminuiríamos e muito as chances de fracasso ou economizaríamos muito em tempo, dinheiro e etc.

Com programas de exercícios não é diferente. Quanto mais informações conseguirmos coletar de nossos alunos, maiores são as chances de conseguirmos ajustar o treino da melhor forma possível.

Para mim a ferramenta mais valiosa que tem no mercado atualmente para isso chama-se Functional Movement Systems o  FMS. Para quem trabalha com avaliação física e ainda não conhece o sistema FMS corra, pois esta deixando de utilizar um excelente teste com seus alunos.

Atualmente o que vemos nas academias são, avaliações físicas superficiais que tem como grande objetivo apenas quantificar percentual de gordura, peso, altura e etc. Quando o aluno volta para seu professor com a avaliação em mãos pouco se mudava, ao não ser na intensidade do treino. Principalmente alunos que praticam alguma atividade mais intensa ou se dedicam a um esporte, necessitam de dados mais significativos. Informações estas que dariam ao professor maiores informações e sugestões do COMO fazer e não somente do QUANTO fazer. É ai onde entra o FMS.

O FMS- Functional Movement Screen é um método de avaliação funcional criado pelos Fisioterapeutas Gray Cook e Lee Burton, de maior sucesso nos EUA. Uma forma diferente, atual e dinâmica de avaliar o seu aluno e obter informações qualitativas para elaborar os programas de Treinamento Funcional & “CORE” de acordo com fundamentos fisiológicos e biomecânicos. Gray Cook o criador do método, hoje é considerado um grande guru pelos mais experientes e renomados treinadores do mundo.

O que é o FMS?
O FMS é baseado em um sistema de pontuação o qual é usado para identificar os desequilíbrios musculares principais a serem trabalhados. È também uma maneira de identificar o progresso do aluno durante a sua reavaliação. Esse sistema de pontuação está diretamente interado a exercícios corretivos que são específicos para cada padrão de movimento básico.

Como Funciona? Movimento Simplificado
Simplesmente, o FMS é um sistema de ranking e pontuação que por sua vez analisa/documenta a performance do aluno durante padrões de movimentos básicos responsáveis pelo funcionamento eficiente da Cadeia Cinética. Portanto, com a devida avaliação dos movimentos básicos, esse sistema ( FMS) identifica limitações ou assimetrias musculares. Esses desequilíbrios musculares do corpo podem causar , pôr exemplo a) problemas motores; b) resultados ineficientes no trabalho funcional e condicionamento físico, e c) distorções na percepção de movimento; d)Dor articular.

O que o FMS Oferece? 
O FMS oferece dados suficientes para o educador físico prescrever o treinamento com total segurança e principalmente com excelentes RESULTADOS.
O sistema FMS simplifica o conceito de movimento e o seu impacto no corpo. Esse sistema oferece benefícios há todos incluindo os profissionais de fitness, o aluno de Personal como também médicos.

Comunicação – O sistema FMS oferece uma linguagem simples o que facilita a comunicação entre os profissionais de fitness, técnicos, e médicos quanto ao programa de exercícios e progresso do aluno/atleta.

Avaliação - O sistema FMS identifica assimetrias e limitações evitando-se muitas vezes a necessidade de avaliações mais extensas.

Padronização - O sistema FMS cria uma base funcional que marca o progresso inicial do aluno como também facilita o seu processo de reavaliação.

Segurança – O sistema FMS identifica rapidamente padrões de movimentos de limite do aluno (perigosos). Também facilita no desenvolvimento de programa de exercícios propícios ao nível do aluno.

Exercícios Corretivos – O sistema FMS oferece uma seleção de exercícios ou estratégias corretivas baseadas na pontuação final do FMS o que facilita o desenvolvimento de programas específico para o aluno.

Com tanto benefício ainda vai ficar fazendo aquelas avaliações focadas somente na estética?  Por que não integrar o FMS dentro de seus testes e dar a seus avaliados e colegas de profissão mais segurança e informação?

Fica a Dica...

TRX - Treinamento Suspenso II




O TRX é um acessório de treinamento criado com o principal objetivo de otimizar o espaço de treino.  Pode se praticado em qualquer lugar basta ter muita energia e disposição. Idealizado por Randy Hetrick o TRX é composto por uma cinta fixada ao teto, porta ou algo a uma altura aproximada de 2,20m. Utiliza o peso do próprio corpo do praticante como sobrecarga adicional ao movimento estimulando força e resistencia muscular. Com ele voce pode trabalhar todo o corpo de uma forma divertida e barata! Seja um praticante do Treinamento Suspenso.


Venha conhecer aqui na CrossFit
Tel 85 3267-4795


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FÓRUM INTERNACIONAL DE TREINAMENTO FUNCIONAL

30 OUTUBRO 2010  - CORE 360




O Fórum Internacional de Treinamento Funcional nasceu para ser uma referência em temas e assuntos absolutamentes relevantes para o personal trainer, preparador físico e fisioterapeuta. Compartilhar conhecimentos, gerar novos negócios e networking, e juntos discutir e criar o futuro do treinamento, hoje, é a nossa missão.

Estão reunidos no evento os líderes em aplicação e inovação nas suas áreas de atuação, onde em uma programação variada e dinâmica, com atividades teóricas e práticas e uma exposição de serviços e produtos, o participante é convidado a viver uma experiência única.

Perfil do Público

- Personal Trainers

- Fisioterapeutas

- Preparadores Físicos

- Nutricionistas

- Gestores de Academia



:: FORMATO DIFERENCIADO
  • Teatro
  • Conferência para 500 pessoas, que promoverá conteúdo avançado com palestras e mesa-redonda com profissionais que são referências na área de treinamento.
  • Centro de Convenção
  • 9 Workshops práticos com temas variados e foco na vivência e aplicação prática dos conteúdos.
  • Espaço de Negócios
  • Espaço de venda e exposição de produtos e serviços, trazendo tendências do mercado.
 
Estaremos Lá!
 
Maiores informações: Clique aqui!


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CIRCUITO FUNCIONAL


1- O circuito funcional é uma nova modalidade que chegou na cidade pra revolucionar as academias. Tem duração de 1 hora e um gasto de aproximadamente 600kcal por aula.  Praticado três vezes na semana totaliza 7200kcal por mês.

2- Nele o corpo é trabalhado por completo aprimorando habilidades como flexibilidade, força, coordenação, core, agilidade e o condicionamento físico geral.

3- As aulas acontecem em grupo fazendo desse um momento muito divertido e cheio de resultados como a definição muscular e o ganho de massa muscular.

4- Em cada aula trabalham-se todos os grupos musculares através de tarefas e não apenas músculos de forma isolada. Utiliza-se de exercícios que imitam gestos esportivos ou do dia a dia.

5- Os seus praticantes experimentam correr na areia, correr dentro d’água, subir escadas, pedalar, remar, levantar peso e o melhor, tudo isso em um ambiente controlado e seguro.



Gostou? Venha Conhecer!!
Republica do Libano 1415    85 3267-4795

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

TRX - Treinamento Suspenso



TRX na Crossfit - Treinamento Funcional

Em galpões, acampamentos e dentro de submarinos, Randy Hetrick e seus colegas dos Navy SEALS necessitavam de uma maneira de se manter em forma para suas missões com espaço limitado e sem acesso a equipamentos de exercício. Usando material de pára-quedas e uma faixa velha de karatê, Randy criou a primeira versão do TRX® Suspension Trainer, criando assim o início de um novo movimento para o treinamento físico. Depois de deixar os SEALS para ir atrás de seu MBA, Randy transformou o TRX em uma ferramenta de treino de nível profissional e desenvolveu um sistema eficiente de treinamento com centenas de exercícios que podem ser modificados e usados por indivíduos de qualquer nível de condicionamento e objetivo.

Concept2 CrossFit


Mais um motivo pra se divertir na academia!!! Concept 2 é na Crossfit Treinamento Funcional

sábado, 11 de setembro de 2010

Motivos para incluir Kettlebell no seu treinamento




1. Gasto Calórico:
O treinamento intervalado, de alta intensidade, com kettlebells propicia um gasto calórico muito maior que qualquer atividade aeróbia realizada no mesmo tempo.

2. Aumento da capacidade de se treinar resistência e força:
O treinamento com Kettlebell usa muito o trabalho excêntrico, permitindo, assim, aumentar o volume e a intensidade nos treinamentos convencionais.

3. Estabilidade articular:
Pelo centro de gravidade do Kettlebell estar fora de sua mão, ele exige a ativação dos pequenos músculos responsáveis pela estabilização das articulações, permitindo que se use mais velocidade e inércia, sempre com muita segurança.

4. Resistência a lesões:
A resistência geral aumenta (capacidade de se resistir ao choque), assim como a flexibilidade, absorção ao impacto e a força da musculatura de suporte (incluindo o tronco, os estabilizadores de quadril e ombros, e o pescoço).

5. Melhora postural:
Os exercícios com o Kettlebell fazem com que seu corpo se estabilize com mais eficiência, requisitando uma ativação total dos músculos do core e dos músculos primários ao mesmo tempo. Há a diminuição do risco de lesões causadas por desequilíbrios musculares.

6. Aumento da velocidade no tempo de reação:
O trabalho com Kettlebel exige do sistema nervoso uma resposta rápida para que se controle a inércia de um peso em movimento constante.

7. Melhora da flexibilidade e da amplitude articular, trabalhando também as capacidades aeróbias e anaeróbias:
Os movimentos com o Kettlebell são ilimitados. Esse dinamismo permite um aumento na flexibilidade e na amplitude articular, proporcionando também um trabalho aeróbio e anaeróbio excelentes.

Fonte:
http://treinadormarciofontana.blogspot.com/2010/03/7-motivos-para-se-treinar-com.html

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

REMO INDOOR

Concept2 a mais nova aquisição da CrossFit.



Os ergometros são máquinas que simulam a ação do remo criando desta maneira um treinamento perfeito em terra além de ser utilizado como máquina para manter a forma devido a ser um exercício muito completo. Não pode simular certos aspectos da técnica dos barcos como pode ser a resistência exacta da água, os balanços devidos ao oleaje ou os movimentos das mãos no remo mas se ajuda a treinar os movimentos e posições básicas do remo.

Actualmente o remo indoor é muito famoso em todo mundo, é um desporto com milhares de competidores por todo mundo e multidão de competições como o Campeonato do Mundo de Sprints CRASH-B de Boston e brevemente tambem aqui na CrossFit.